terça-feira, 20 de setembro de 2016

Há 71 anos, trem Campos/Rio descarrila, vitimando muitos passageiros

No dia 20 de setembro de 1945 (há 71 anos), descarrilou o trem noturno que fazia a linha Campos/Rio de Janeiro, vitimando muitos passageiros.

Trem de passageiros da Leopoldina que percorria o trecho entre a estação de Niterói, na linha do Litoral da Leopoldina, e a estação de Vitória, no Espírito Santo. Também havia trens que faziam o percurso Rio de Janeiro-Vitória. 

Dependendo da época, eram trens que iam até Campos, RJ e depois outro para fazer Campos-Vitória. Ou trens que eram trocados em Cachoeiro do Itapemirim, ES, entre Campos e Vitória. Funcionou até cerca de 1984, quando foi suprimido. 

Por volta de 1971, o trem entre Niterói e Campos/Vitória foi suprimido. Quem queria sair de trem de Niterói tinha de fazê-lo com o trem parador (subúrbios) Niterói-Visconde de Itaboraí e dali seguir no trem para Vitória. Este último trem funcionou até 2007 em precaríssimas condições.

Em 1980, o trem passou a fazer apenas o percurso entre Rio de Janeiro e Cachoeiro do Itapemirim, não seguindo mais até Vitória. Para Vitória introduziram-se trens mistos entre 1980 e 1984 a partir de Cachoeiro do Itapemirim. Também introduziram-se trens mistos entre Visconde de Itaboraí e Campos.

A linha ainda existe, abandonada em quase todo o trecho. No Espírito Santo, desde 2010, um trem turístico da Serra Verde faz o percurso entre as estações de Viana e Marechal Floriano em fins de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário