terça-feira, 20 de setembro de 2016

Há 143 anos, fazendeira era morta por suas escravas, em Campos

No dia 20 de setembro de 1873 (há 143 anos), morreu em Campos, enquanto dormia, estrangulada por suas escravas Letícia, Cecília, Virgínia e Cherubina, a fazendeira Ana Joaquina Carneiro Pimenta.

Em Campos, vários casos de crimes contra senhores são descritos por Julio Feydit (1900). "Em 9 de janeiro de 1873, estando o fazendeiro José Antônio Barroso de Siqueira, a jantar em sua fazenda da Boyanga, as mucamas que serviam à mesa, vendo que se aproximavam alguns escravos armados, preveniram ao seu senhor de que queriam matar, e procuraram impedir os passos de seus parceiros.Os escravos invadiram a sala e mataram José Antônio. Os escravos seriam presos e depois mortos.

Sob o comando de senhoras de engenho, ou lavradoras de cana e roceiras, estavam as escravas. Elas também interagiam no funcionamento do engenho. A participação feminina em meio às perigosas engrenagens que moíam as canas. A calcanha, segundo ele, era a escrava que tinha várias funções. Vigiava o recipiente em que se coava o “mel”; varria a casa das caldeiras ou dos cobres, areava-os com limão e cinzas; acendia as famintas candeias.

Longe de uma vida em cor de rosa, problemas não faltavam. Senhoras de engenho tiveram que enfrentar tensões entre escravos e seus desafetos ou entre escravos e elas próprias. Às elas cabia proteger agricultores, agregados e feitores que trabalhassem em suas terras ou com suas canas

Se não faltavam tensões e conflitos que as mulheres, de engenhos ou plantações tiveram que administrar, suas escravas, por sua vez, podiam ser pivôs e testemunhas de crimes e violências. Processos as mostram assassinadas, como certa Angélica que apareceu morta, com a orelha amputada e “ferimentos pelo rosto e os braços amarrados com cepos”. A razão, não se sabe. Como ela, muitas outras sofreram maus tratos ou foram estupradas e seviciadas. Outras cativas, por alguma razão deram o troco: a fazendeira Ana Joaquina Carneiro Pimenta foi sufocada por suas escravas Letícia, Querubina, Cecília e Virgínia, e outras tantas cativas participaram ativamente de levantes.

Um comentário:

  1. Sofreram tanto esses escravos e escravas. Essa Ana maltratava eles. Qual seria o final?

    ResponderExcluir