sábado, 25 de janeiro de 2020

Há 71 anos foi instalado o primeiro semáforo da cidade de Campos



No dia 25 de janeiro do ano de 1949 (há 71 anos), foi instalado o primeiro semáforo da Cidade de Campos dos Goytacazes, na esquina das Ruas Alberto Torres com Barão de Miracema (antiga São Bento), sob protestos de muitos motoristas.


71 anos depois, o semáforo, da famosa Pracinha do Canhão não é mais o mesmo daquela época, mas se uniu a outras tantas dezenas de semáforos que se espalharam pela cidade.

Atualmente, segundo o presidente do IMTT, Felipe Quintanilha, "Temos 123 cruzamentos semafóricos (ou seja, temos 123 controladores semafóricos, que é diferente da que a gente enxerga, pois olhamos os porta focos e chamamos de semáforo. Nessa linha de raciocínio, alcançaríamos mais de 300, pois cada cruzamento tem no mínimo 2 porta focos, podendo chegar 6, como no cruzamento da José Alves de Azevedo com 28 de março).

- Temos 10 semáforos fora de cruzamentos 

- Totalizando 133 controladores semafóricos".
O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) mantém um “Plantão de Semáforos”, para manutenção dos sinais de trânsito além do horário comercial e também nos finais de semana. De segunda-feira a sexta-feira, ele funciona até as 22h. Aos sábados, domingos e feriados, o atendimento é das 8h às 17h. O serviço pode ser acionado através do telefone (22) 99855-9596. 

Nos casos em que surgirem problemas no sistema fora do horário do plantão, entre 22h e 8h, a orientação é entrar em contato com outro número de telefone: o (22) 98175-1160. 
O primeiro semáforo
O primeiro semáforo dedicado ao controle de fluxos de veículos, mostrado acima, começou a operar em 10 de Dezembro em 1868, em Londres, no cruzamento das ruas George e Bridge, perto do Parlamento. Foi projetado pelo engenheiro ferroviário J. P. Knight e possuia dois braços que, quando estendidos horizontalmente significavam "Pare" e quando inclinados a 45 graus significavam "Siga com cuidado". À noite, uma lâmpada de gás verde e uma vermelha reforçavam as indicações dos braços. Uma particularidade curiosa é que dispunha de uma campainha que soava instantes antes de cada mudança de permissão de passagem. Entretanto, o equipamento explodiu 23 dias depois de entrar em operação, matando o polical que o estava operando e desincentivando novas invenções nesta área por um bom tempo.
Semáforo de potts
O primeiro semáforo elétrico foi criado, em 1912, por Lester Wire, oficial da polícia de Salt Lake. Era bastante rústico e consistia numa caixa de madeira com uma cobertura inclinada para facilitar o escoamento da chuva e da neve. As lâmpadas eram pintadas de verde e vermelho e sua luz passava através de aberturas circulares feitas na caixa.

Em 1920, um policial de Detroit, chamado William Potts, construiu vários semáforos do tipo verde-amarelo-vermelho. Alguns foram montados no alto de "torres de trânsito" e eram operados manualmente por policiais ali posicionados. Outros foram fixados em cordoalhas sobre a pista. Os semáforos de Potts já eram muito semelhantes aos que conhecemos atualmente. A figura abaixo mostra um semáforo de quatro faces que está exposto no Museu Henry Ford, em Dearborn, Michigan, onde se lê a seguinte explicação:


"O primeiro semáforo do mundo, do tipo verde-amarelo-vermelho, com quatro faces, foi instalado no cruzamento da Avenida Woodward com a Rua Fort, em Detroit, Michigan, no Outubro de 1920. Foi projetado pelo inspetor de polícia William L. Potts. O seu formato é praticamente o mesmo dos semáforos atuais."

Quando foi criado o semáforo no Brasil?

Foi no Brás, no centro, em 1935, que os automóveis começaram a parar na chamada Esquina da Porteira, obedecendo ao comando das luzes verde, amarelo e vermelho. Era o primeiro semáforo de São Paulo, instalado pelo Departamento de Serviço de Trânsito (DST)

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