quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Há 69 anos era fundado o Hospital dos Tuberculosos em Campos, hoje Ferreira Machado

No dia 29 de janeiro do ano de 1951 (há 69 anos), foi inaugurado o Sanatório para Tuberculosos, hoje conhecido como Hospital Ferreira Machado. Em 1975 o Hospital dos Tuberculosos fecha as portas e somente reabre 16 anos depois, em 1991.
Na foto (acima) de 1958 se vê a ponte General Dutra, e o Hospítal Ferreira Machado, na época Hospital dos Tuberculosos. Perceba que em 1958, a Presidente Vargas é rua até o Cemitério do Caju, a cidade "termina" ali, bairros como Pecuária, Corrientes, Nova Brasília, entre outros ainda não existiam. No local imensos campos.

Sanatórios, muito comuns nos tempos mais antigos, são edifícios para onde os doentes com tuberculose ou outras doenças eram encaminhados, ficando assim completamente excluídos da sociedade. Regra geral, situavam-se em locais altos e arejados, proporcionando um contacto privilegiado com a natureza.


Sanatório - É o lugar onde são internadas as pessoas que precisam de tratamentos para serem "saradas", vem de sanar. É conhecido popularmente como um local para identificar o lugar onde são sanadas as enfermidades mentais, mas, trata-se todos os tipos de doença em geral. De acordo com o dicionário, "Estabelecimento que recebe doentes para tratamento ou convalescença." É comumente confundido com manicômio e hospício.

DE ONDE SURGIU O NOME DO HOSPITAL?

DADOS BIOGRÁFICOS

No livro Gente que é Nome de Rua (CARVALHO, pp.96,97), consta que Manoel Ferreira Machado, nasceu em São João da Barra em 16 de abril de 1867. Ligado às atividades comerciais e industriais. Em Campos, inicialmente, fundou a firma FERREIRA MACHADO & CIA. LTDA e depois se interessou pela indústria canavieira. Pelos seus préstimos aos mais necessitados recebeu o título de Benemérito da Santa Casa de Misericórdia de Campos.

Em seu testamento deixou a quarta parte de sua imensa fortuna para as Casas de Caridade de São João da Barra e de Campos.

Hospital Ferreira Machado, erguido no lugar onde existiu o Hospital dos Tuberculosos ou Isolamento, leva o seu nome em homenagem aos seus feitos aos mais necessitados. Foi inaugurado em 29 de janeiro de 1951.

Manoel Ferreira Machado faleceu em Campos, no dia 15 de setembro de 1945, com 77 anos.

Como político foi vereador chegando à presidência da Casa de Vereança em 1924.

Nenhum comentário:

Postar um comentário