terça-feira, 17 de outubro de 2017

Ponte Saturnino de Brito, a 'Ponte da Lapa', está completando 53 anos


No dia 17 de outubro de 1964 (Há 53 anos), foi inaugurada a Ponte Saturnino de Brito, conhecida também como a Ponte da Lapa.
A Ponte Saturnino de Brito homenageia Francisco Rodrigues Saturnino de Brito (1864 – 1929), que é considerado um importante engenheiro sanitarista que participou do processo de implantação do urbanismo moderno no Brasil; nascido em Campos.
Confira abaixo um texto publicado no jornal Monitor Campista no dia posterior ao da inauguração da Ponte Saturnino de Brito.
Monitor Campista 18 de Outubro de 1964
"Constitui acontecimento de cunho popular a inauguração, ontem, da ponte da Lapa. Um grande público esteve presente ao ato, que contou com a presença do Ministro da Viação e Obras Publicas, Deputado Juarez Távora, do engenheiro Miranda Carvalho, do Prefeito Rockfeller Felisberto de Lima, do Prefeito de São João da Barra Sr. Alberto Dauare, deputados, vereadores, e presidentes de entidades de classes.
Aquele bairro viveu assim horas de intensa vibração, vendo realizar-se um sonho acalentado durante anos e que constitui, na verdade o renascimento de um recanto da cidade que se estava sendo liquidado por falta de amparo do poder público. Ao idealizador da obra, quando apenas Presidente da Associação Comercial, Sr. Alair Ferreira, hoje Deputado Federal, coube fazer o primeiro discurso de inauguração, seguido do Prefeito Felisberto de Lima.
Deverá dar-se à ponte da Lapa o nome de “Saturnino de Brito”, importante engenheiro sanitarista, nascido em Campos dos Goytacazes e que desenvolveu projetos sanitários em todo o País e até no estrangeiro.
Outro nome cogitado para a ponte, foi o de “Azevedo Cruz”, ilustre poeta campista autor de um lindo poema que homenageia Campos, intitulado “Amante a Verba”."

Nenhum comentário:

Postar um comentário