quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Hipódromo Lineu de Paula Machado, em meio a justiça, completa 60 anos nesta sexta-feira


No dia 20 de outubro de 1957 (há 60 anos), foi inaugurado o Hipódromo Lineu de Paula Machado, que fica no Bairro do Jockey Clube de Campos. O Hipódromo é a expressão em concreto de idealismo da personalidade de Arthur Cardoso Filho. Obra que não teve nada de governo, nem um centavo, reatando a linha antiga dos velhos barões, dos campistas do século retrasado.
Hoje uma disputa entre os empresários que compraram a área e a presidência do Jóquei Clube para conseguir restituir o terreno continua nos tribunais. A verdade é que atividade tradicional das corridas de cavalo não ocorrem mais.
Arthur Cardoso Filho, foi um descendente direto, um herdeiro espiritual daqueles campistas do século passado, quando Campos, esbanjava potencialidade na Velha Província, e no Império. Sucessor em linha direta daqueles barões da fidalguia rural, homens orgulhosos, muito convictos de sua independência diante dos governos. Homens que nada pediam aos mesmos governos: eles mesmos faziam. Estradas de ferro, canais, teatros, iluminação a gás, iluminação elétrica, hipódromos. O primeiro deste foi inaugurado em 1874 na localidade de São Gonçalo, aproveitando a Estrada de Ferro São Sebastião, inaugurada em 1872, 19 anos apenas depois de que o Barão de Mauá fez correr o primeiro “caminho de ferro” no Brasil, ligando a atual Praça Mauá à raiz da Serra.
Inaugurado em 20 de outubro de 1957, com uma área de 1.410 metros de pista dupla de areia, a externa com 20 metros de largura e 400 metros de excelente reta de chegada. Possuindo tribunas sociais, profissionais e populares, pavilhão de chegada, photochart, alojamento para parelheiros, residências para treinadores, instalação para banho, duchas, treinamentos dos animais e 400 baias. Contendo também o serviço de veterinária e repressão ao “dopping”.
O Jockey Club de Campos gerava 40 empregos diretos e 200 indiretos. Montando em Campos, há cerca de 80 profissionais, entre jóqueis matriculados em Campos e no Rio (os quais vem montar neste Hipódromo) e redeadores, havia também 22 treinadores.
O 1º Presidente do Jockey Club de Campos o Sr. Arthur Cardoso Filho atuou na gestão de 1957 a 1963. Seus sucessores foram:
João Batista Viana Barroso 1963 – 1966
Nilo Pessanha Araújo de Siqueira 1966 – 1973
Amaro Pessanha Gimenes 1973 – 1983
Eduardo Ribeiro Saldanha 1983 – 1991
Luiz César Gama 1991 – 1993
Eduardo Ribeiro Saldanha 1993 – 2003
Orlando Rocha 2003 – 2010
Octávio José Ferreira da Silva  2010 - fechamento
Veja abaixo uma matéria publicada no Jornal Monitor Campista no dia de sua inauguração.
Monitor Campista, 20 de outubro de 1957.
“Após uma batalha de longos anos, os campistas e especialmente os fãs do turfismo, vêem realizado hoje uma velha aspiração, o funcionamento de um hipódromo em nossa cidade”.
Isso acontece depois de uma batalha que sucedeu á existência de 10 outros prados.
À frente dessa arrojada iniciativa está o espírito empreendedor de Arthur Cardoso Filho, coadjuvado pelos senhores: Rubens Venâncio; João Sobral; Rui Ribeiro Gomes; Hervé Salgado Rodrigues e muitos outros que batalham para efetivação dessa obra."
Início das Atividades
"A reunião de hoje no Hipódromo “Lineu de Paula Machado” não é ainda a inauguração desse prado, só do prédio. A inauguração do prado acontecerá quando estiver completamente pronto, lá no “Beco” a pista para as corridas. O Hipódromo “Lineu de Paula Machado” é considerado o 3º maior do país, com certeza uma obra grandiosa e um marco expressivo da iniciativa particular de Campos dos Goytacazes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário