sábado, 16 de novembro de 2019

Há 55 anos os bondes paravam suas atividades em Campos

O dia 16 de novembro do ano de 1964 (há 55 anos), foi o último dia de funcionamento dos Bondes em Campos dos Goytacazes. O bonde elétrico de nº 14, trafegou pela última vez em seu itinerário na linha Caju – Centro. Aqui vemos o número 14, no fim da linha, em frente ao cemitério, pouco antes de retirar-se definitivamente para a garagem de bondes.
Campos também adquiriu alguns bondes de segunda mão do sistema de Niterói no final de 1940. O cartão abaixo, datado de novembro de 1947, traz foto tirada com a piscina do Clube de Regatas Saldanha da Gama em primeiro plano e, ao fundo, um bonde não identificado seguindo a margem do Rio Paraíba próximo a Praça São Salvador. No local deste clube hoje se encontra o edifício de um Shopping Center.
Voltando no tempo de nossa Campos dos Goytacazes , atravessada pelo rio Paraíba do Sul, na parte oriental do Estado do Rio de Janeiro, a 40 km do mar e a 275 km a nordeste da cidade do Rio de Janeiro... Foi um dos centros da indústria de açúcar do Brasil e tinha uma população de 30.000 habitantes em 1910. Hoje já passa de  meio milhão... Campos distingue-se por ser a primeira cidade do Brasil – antes mesmo de Rio de Janeiro e São Paulo – a instalar, em 24 de junho de 1883, iluminação elétrica em suas ruas.
A ferrovia de locomotivas a vapor, carinhosamente chamadas de “Marias-Fumaça”, que ligava Niterói e Macaé, estendeu-se a Campos em janeiro de 1875 e a empresa Ferro-Carril de Campos instalou uma linha de bonde à tração animal ao longo da Av. Alberto Torres, entre a Estação do Saco e a Praça São Salvador, em setembro deste mesmo ano.
O bonde à tração animal seria o único transporte público da cidade pelos próximos 41 anos. Em 1891 começou-se a discutir a construção de uma linha que atravessasse o rio, mas nada se concretizou. A foto a seguir mostra a linha de bondes da Av. 15 de Novembro (Beira-Rio) bloqueada por uma das frequentes enchentes do rio Paraíba.
O bonde se espalhou pela cidade. De acordo com o Anuário Estatístico do Brasil, a companhia Ferro-Carril de Campos operava 20 carros para passageiros e 5 carros bagageiros destinados ao transporte de cargas, através de 16 km de trilhos em 1912. O sistema transportava 1.982 mil passageiros e tinha 71 funcionários e 181 mulas.
O chassi possuía dois motores, um na dianteira e outro na traseira. Com este arranjo o bonde podia inverter a direção do movimento sem a necessidade de realizar manobras
O cartão seguinte é uma foto que olha para o sul, através da Rua 13 de Maio em direção a sua junção com a Rua 7 de Setembro. Atualmente estas ruas são para pedestres apenas
Este bonde vem direção à Av. Pelinca, que está por trás do fotógrafo. A vista é para o leste. Os guarda-corpos à esquerda e à direita da foto são parte da ponte sobre o Canal Campos-Macaé, que esta linha do bonde atravessa.
Dois bondes elétricos no lado leste da Praça São Salvador em frente ao belo prédio da sede da Sociedade Musical Lira de Apolo. O bonde visto parcialmente no canto direito da imagem parece ser um modelo de carga. Os automóveis e roupas sugerem 1920, mas o cartão postal foi enviado em 1928.
A seguir o bonde de número 1 (um) em um local não identificado na linha Goytacazes.
Abaixo outro cartão postal com um bonde que corre ao longo do parque da Beira-Rio na mesma Av. 15 de Novembro.
A cena do cartão postal abaixo mostra um dos novos bondes elétricos que passam o obelisco na Av. 15 de Novembro (Beira-Rio).

16/11/1964, imediatamente antes da derradeira viagem: o bonde tinha chegado ao Cemitério do Caju e está a ser preparada a viagem de regresso ao Depôt, pela última vez. O homem no estribo (sem boné) e o que segura uma folha de papel choram. 
A cidade foi a primeira no Brasil - até mesmo antes de Rio de Janeiro e São Paulo - a contar com iluminação pública elétrica, em 24/6/1883, mas foi a 32ª cidade brasileira (uma das últimas) a instalar bondes elétricos.
Em 19/9/1875, a Ferro-Carril de Campos inaugurou um serviço de bondes com tração animal que foi o único transporte sobre trilhos na cidade por 41 anos. Já em 1891 começaram a surgir propostas para construir uma linha através do rio em Guarulhos, mas nada se materializou.
A Companhia Brasileira de Tramways, Luz e Força (CBTLF) foi organizada em 13/8/1914 e, depois de muitos atrasos, testou o primeiro bonde elétrico em Campos em 28/9/1916. A exploração comercial da linha - que tinha bitola métrica -  começou em 14/10 e o sistema de bondes elétricos foi inaugurado formalmente em 5/11/1916, na presença do governador do Rio de Janeiro, Nilo Peçanha, e do presidente brasileiro, Wenceslau Braz.

Em 1918, o sistema foi fechado devido a problemas elétricos e alguns dos veículos foram adaptados para rodar com gasolina. A operação elétrica retornou e o sistema foi municipalizado em 1923, passando para a empresa Serviços de Força, Luz e Viação em 1928, para a Serviços Industriais do Estado em 1934, e, finalmente, para a Serviços Industriais do Norte do Estado (Sine) em 1942. Em 1940, o sistema de bondes de Campos adquiriu dez veículos fechados que pertenciam ao abandonado sistema de bondes de Petrópolis e, após a Segunda Guerra Mundial, adquiriu bondes abertos que haviam sido usados por Niterói.
Em 1958 o Sine comprou nove trólebus Vetra franceses que haviam sido usados por Niterói e substituiu os veículos usados nas linhas próximas a estação ferroviária. Ônibus a diesel foram colocados em outras rotas nos  anos seguintes e o último bonde em Campos, de prefixo 14, rodou até o cemitério do Caju em 15/11/1964. O serviço de trólebus foi encerrado em 12/6/1967 e os veículos foram vendidos em Volta Redonda, para desmanche.

O bonde 14 remanescente foi mostrado no centro cívico Oswaldo Lima em outubro de 1977. Dez anos depois, personalidades da cidade formaram a "Comissão Bonde 14" para restaurá-lo e preservá-lo em um museu.
Com informações de BETH LANDIM
col. Carlos Wehrs

5 comentários:

  1. Linda a publicação dos bondes. Tenho certeza que esse artigo trará conhecimentos aos mais jovens, e aos que vivenciaram está época tratarão saudosismo e alegria. Parabéns meu amigo, que venham mais artigos tão interessantes como este abraço!!

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  2. Emocionada com o que acabo de ler e rever, pelas fotos, retorno do passado, feliz e saudosa. Valeu!

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  3. Emocionada com o que acabo de ler e rever, pelas fotos, retorno do passado? feliz e saudosa. Valeu!

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  4. Que bom rever assuntos que me faz recordar da minha infância e que foi toda a vida do meu pai e tio até sua aposentadoria. Me lembro bem quando criança até a adolescência de várias vezes que percorria toda cidade. Parabéns pela bela postagem.

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  5. Bela reportagem.Viajei ao passado.

    Obrigada pela bela recordação

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